sexta-feira, 20 de junho de 2014

Abacate

O P. é, seguramente, das crianças mais esquisitinhas que conheço no campo da alimentação. Ainda esta semana estive com a mãe dele que me disse já não saber o que colocar na lancheira. E isto porque o P. não gosta de fiambre de nenhum tipo, manteiga de nenhum tipo, queijo de nenhum tipo, ou doce de nenhum tipo. A solução que a mãe arranjou foram as sandes de atum, ou de alface ou de pão com dentes e tudo isto para evitar essas coisas artificiais que vêm muito bem embaladas e são atractivas para as crianças, mas estão carregadas de açúcares, químicos, conservantes e afins. Claro que todos nós gostamos de variar o mais possível na alimentação, pelo que devem imaginar como o P. já anda fartinho de sandes de atum…
No momento, não me lembrei de quaisquer alternativas, mas uns dias volvidos, apresentei-lhe algumas sugestões. Se, pelo mesmo ou por motivo semelhante também andarem diariamente a bater com a cabeça porque não sabem o que preparar para o lanche dos vossos rebentos, podem bater à porta deste estabelecimento para discussão de ideias e dicas.
Começamos já hoje com o abacate.
Para mim, até há alguns meses atrás, abacate era ingrediente para guacamole ou sushi. Entretanto, comecei a vê-lo em saladas e, mais recentemente, em sandes. Agora, faz parte da minha lista semanal de supermercado e dou-lhe os seguintes usos:
S A N D E S 
(ideia que passei à mãe do P.)
Esmagado com algumas gotas de limão e barrado em fatia de pão de centeio torrado. Por cima podem colocar umas fatias de fiambre de perú e temperar com um fio de azeite e oregãos. Ou um ovo escalfado com umas pedrinhas de sal. Ou uma fatia de salmão fumado e pimenta preta.
S A L A D A
Cortado em cubos, com salmão fumado, tomate em cubos e tiras de pepino. Bem temperado com pimenta preta moída no momento, sal, azeite e umas gotas de limão.
M A S S A
Seja para envolver a verdadeira pasta italiana, ou a falsa feita com fios ou tiras de courgette. Tritura-se (ou esmaga-se se quiserem alguma textura) com alguns frutos secos (nozes ou amêndoas), tomate, coentros, sal, pimenta e um fio de azeite. É um mix entre pesto e guacamole que dá um sabor bem fresco a pratos de massa.
E quais os benefícios deste fruto?
A Internet tem páginas e páginas sobre o assunto, sendo que destaco o seguinte: é uma fruta calórica, mas com gordura daquela boa que só faz bem à nossa saúde e é antioxidante.

Bom proveito!
Amêndoa

Sem comentários: