segunda-feira, 21 de abril de 2014

Cobardia?

"- Há uma coisa que eu não entendo - aventurou Fonchito, incomodado. - Sobre ti, papá. Sempre gostaste da arte, da pintura, da música, dos livros. É a única coisa de que falas com muita paixão. Então porque é que foste para advogado? Porque dedicaste a vida toda a trabalhar numa companhia de seguros? Devias ter sido pintor, músico, enfim, não sei. Porque não seguiste a tua vocação?
O senhor Rigoberto concordou e reflectiu um momento antes de responder.
- Por cobardia, meu filho - murmurou, finalmente. - Por falta de fé em mim mesmo. Nunca acreditei que tivesse talento para ser um artista de verdade. Mas talvez isso fosse um pretexto para não tentar. Decidi não ser um criador, mas sim um simples consumidor de arte, um diletante da cultura. Foi por cobardia, é a triste verdade. Por isso, já sabes. Não sigas o meu exemplo. Seja qual for a tua vocação, segue-a a fundo e não faças como eu, não a traias."

"O Herói discreto" - Mario Vargas Llosa

E quando ainda não se sabe bem qual é a vocação, o que se faz? Fica-se em estado permanente de cobardia?

Amêndoa

Sem comentários: