quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Não fui gulosa!

Ontem, engoli a gula e fugi em direcção oposta ao croissant de amêndoa. Entrei na Almedina para ver se encontrava alguma publicação recente relativa à minha área e acabei por deparar-me com algo bem melhor - Conversa com o Senhor Professor Doutor Adriano Moreira.
Tem uma fluência de conversa maravilhosa, que prendeu a atenção de todos os que o ouviam, incluíndo a minha que, se não me engano, era a mais nova naquela sala.
Falou-se, inevitavelmente, do estado actual do país, do facto de tantos serem aqueles que optam por emigrar, especialmente, os licenciados. Uma das razões apontadas pelo Senhor Professor tem que ver com a inexistência de uma base de dados que contenha informação sobre os cursos existentes, as saídas profissionais e a saturação do mercado de trabalho para que tenha lugar uma escolha mais consciente e fundada dos jovens no que se refere ao seu futuro.
Um exemplo muito claro - quando o Senhor Professor se licenciou em Direito, aos 21 anos, existiam 2 faculdades de direito em Portugal, sendo que, do seu ano de curso, apenas se formaram 7 alunos; actualmente, as faculdades de direito são cerca de 20 e produzem 3000 licenciados por ano, sendo impossível a total absorção pelo mercado de trabalho.
Eu faço parte desse grupo de 3000 licenciados em direito. Felizmente, ainda não tinha acabado o curso e já tinha estágio garantido. Mas muitos são os que não têm essa sorte.
Saí da Almedina com um bocadinho mais de conhecimento e pensei - ainda bem que não fui gulosa!

Tenham um bom dia,
Amêndoa

Sem comentários: