quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Novo mundo

Licenciei-me em direito. Tenho duas pós-graduações nessa área de conhecimento. Os livros na minha mesa de trabalho abarcam as mais diversas vertentes, desde o civil a laboral, penal e valores mobiliários. Na estante de casa, que já está a pedir um terceiro módulo por falta de espaço, há um cantinho para os livros da faculdade que neste momento já não são relevantes, a par das minhas leituras lúdicas. Mas com esta minha nova aventura pela gestão, ontem dei por mim na secção de gestão de uma livraria da nossa praça, metros quadrados que não me lembro de alguma vez ter frequentado. 
Todo um novo mundo! 
Trouxe "A Arte da Guerra" de Sun Tzu, um clássico do pensamento estratégico escrito há 2500 anos por um conselheiro militar / general chinês. 
Li frases soltas e até ao momento destaco 
"o objectivo final é sempre a vitória, mas o auge da excelência é vencer sem combater".
O livro fornece aos gestores de hoje alguma inspiração e formas de resposta às questões do dia-a-dia. Sendo cada um de nós gestores da nossa própria vida, aka campo de batalha, parece-me que poderá ser bastante útil, nem que seja para nos ajudar a simplificar os problemas que todos nós dizemos ter e que por vezes nos fazem sombra ou dominam mesmo a nossa forma de estar. 
Estou curiosa como um texto tão antigo pode trazer alguma luz para a actualidade, pelo que vai passar para o topo da pilha de livros que esperam uma leitura.

Amêndoa

1 comentário:

Robot 81 disse...

Já pensei comprar esse livro várias vezes, mas depois nunca concretizei...

Acho que vai ser desta vez que o compro para ler.