terça-feira, 21 de agosto de 2012

Clave de sol

Conclusão do dia - as pessoas fogem às responsabilidades e às suas obrigações como uma criança foge à seringa quando tem de levar uma vacina. Mas a criança é inocente e não tem a capacidade de perceber que, em última instância, a vacina tem bons propósitos. Os adultos, por sua vez, passam a responsabilidade a outrem, não se esforçam e esperam sempre que apareça quem faça por eles. Assim, é muito fácil aparentar ser adulto. E sê-lo?
Quando tinha quatro anos, os meus pais inscreveram-me numa academia de música. Com tenra idade aprendi o b-a-ba das notas musicais e da leitura de pautas. Mas havia uma coisa que eu detestava fazer – desenhar a clave de sol. Certo dia, o meu professor deu-me como trabalho de casa encher uma folha A4 pejada de pautas com claves de sol, as quais teriam de ser bem feitas. Como eu não gostava nada daquilo, pedi à senhora que tomava conta de mim para me desenhar as claves de sol. Claro que fui apanhada na curva pela minha mãe que me obrigou a desenhar as claves de sol. Se a obrigação era minha, tinha de ser eu a cumpri-la.
Ainda hoje, sou eu quem no dia-a-dia desenho as minhas claves de sol. Porque será que estou rodeada de parasitas que acham não ter que desenhar coisa alguma? Como diz o meu pai, uma palmada dada com carinho no momento certo não faz mal ninguém. Há por aí muita criatura que não vislumbrou estas palmadinhas quando devia e por isso se vêem asneiras diariamente praticadas por quem se acha muito adulto, mas que nem uma clave de sol sabe desenhar.

Amêndoa

Sem comentários: