quarta-feira, 28 de março de 2012

A alegria do vinho

Eu devia ter aprendido, logo à primeira, que fazer provas de vinhos em noite de semana, quando se segue um dia de trabalho, não é boa ideia. Mas a ideia de juntar cogumelos, vinhos e um grupo de desconhecidos à volta de uma mesa, seduziu-me e lá me aventurei, mais uma vez graças aos Goliardos, pelo ainda desconhecido mundo de Baco!
Apenas tenho uma certeza - consigo diferenciar um vinho branco de um tinto e, quando muito evidente, consigo perceber se se trata de um vinho mais velho. Mas paramos por aí em termos de conhecimento! Bebi vinhos deliciosos, tanto portuguese como franceses, mas aquele de que mais gostei, pela cremosidade e doçura, é da zona de Jurançon, no sudoeste de França, denominado Clos Thou Cuvee Julie, branco, de 1998. E este vinho acompanhou, em perfeita simbiose, uma sobremesa de trompetes da morte com maçã e gelado de avelã. Fantástico!
Claro que depois de um jantar com 9 pratos, que terminou à meia-noite, apanhar um táxi e enfiar-me directa na cama, podia não correr muito bem. Assim, achei por bem fazer uma caminhada de 4 km até casa. Estava uma noite óptima e soube-me lindamente! Os meus pés é que não acharam piada, atendendo aos saltos altos que envergavam. Consequência: hoje as sabrinas (e a água) são as minhas melhores amigas!

Tenham um bom dia,
Amêndoa

Sem comentários: